terça-feira, 23 de novembro de 2010

Manual do protetor solar

O verão está chegando e, com eles, as inúmeras recomendações sobre cuidados com a pele. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço afirma que nunca é demais relembrar os cuidados necessários com a pele. “A cada ano, aumenta no meu consultório o número de pessoas com pele manchada e, na maioria dos casos, a culpa é da exposição solar sem proteção. Apesar do assunto ser falado frequentemente, ainda há muitos erros no uso do filtro solar”, explica.

O protetor solar não serve apenas para evitar queimaduras. Além de permitir que a pessoa possa ficar no sol – no horário adequado - sem se preocupar com a vermelhidão, o uso do filtro garante uma pele mais bonita e saudável por mais tempo. “O sol estimula a produção de enzimas destruidoras do colágeno - o que acelera o processo de envelhecimento - e leva à mutação do DNA - o que pode causar o câncer de pele. O filtro protege a pele dessas reações”, afirma Dra. Annia. A especialista dá algumas dicas de como garantir o máximo de proteção com os filtros solares:

Rosto exige um produto específico. A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel.

O número do FPS é essencial. FPS significa fator de proteção solar e indica a quantidade de tempo que você pode expor-se ao sol sem queimar se comprado à exposição sem proteção alguma. Um FPS 15, por exemplo, permite que você fique 15 vezes mais tempo no sol sem se queimar. Para exposição solar intensa, na praia, por exemplo, as pessoas de pele mais morena devem usar um protetor de FPS 30 e as de pele mais branca um FPS 60.
Protetor solar é cuidado diário. “Não saia de casa sem protetor solar, mesmo no inverno ou em dias nublados”. Diariamente, deve ser usado um filtro solar FPS 15. Isso protege a pele, mantendo-a mais jovem, bonita e prevenindo manchas e câncer. Na praia, piscina ou práticas esportivas, o ideal é usar um filtro com FPS a partir de 30.
E para proteger cabelos e lábios? Para proteger os cabelos, deve-se utilizar cremes específicos com proteção solar, mas também não abrir mão dos chapéus, bonés, etc. Para os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. “Lembre-se que, sem proteção, os lábios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno”.
Annia Cordeiro Lourenço

0 comentários:

Postar um comentário